O novo professor: mesmo sem tecnologia

Brasílio Neto

Sem tecnologia

          Com a facilidade em se adquirir programas educativos, de apresentação de slides e outros, alguns professores esquecem o básico e têm dificuldades de voltar a dar aula sem essa parafernália. Algumas dicas para você:

  • O foco é o aluno, não os equipamentos. Use a curiosidade, a imaginação de cada um. Deixe-os contar suas histórias, suas visões do assunto.
  • Escute. Se você quer que os alunos prestem atenção em você, dê-lhes atenção primeiro. Escutar, além de lhe dar os instrumentos necessários, dá o exemplo do comportamento adequado.

Como criar uma turma coesa

          Há várias vantagens em se ter uma turma de alunos que trabalha unida: você evita a formação de panelinhas, faz com que todos se ensinem com mais facilidade, aumenta a tolerância e o respeito a idéias e a histórias de vida diferentes. Algumas dicas para você unir os seus alunos:

 Reconheça um bom comportamento da turma, e não apenas o comportamento individual.

 Evite dividir a turma com palavras. Ao usar expressões como “imaginem que as meninas…” ou “se a turma do fundão for…”. Use simplesmente a palavra “nós”.

 Faça concursos que unam a turma. Que tal escolher uma frase motivadora para o bimestre para a turma toda? Ou uma logomarca? Além da escolha da frase, faça com que soltem a criatividade, criando um cartaz com a atividade. Bônus: você pode trabalhar várias matérias com essa escolha. Desde História (quem foi o autor da frase) até Matemática (como o logo fica reduzido em 60%, a escolha da melhor figura geométrica, etc.) e Artes.

 Organize atividades fora da sala de aula que congreguem toda a turma.

 Respeite e trate todos da mesma forma; não tenha favoritos.

 De vez em quando, desafie os alunos a se sentarem em locais diferentes.

 Divirta-se. O entusiasmo de sua turma depende muito de seu espírito como professor. Faça suas aulas serem leves e estimulantes.

O poder de um minuto

Sabe quando falta apenas cinco minutos para a aula acabar? A sua turma fica ansiosa, se mexe na cadeira, não quer saber de mais nada, apenas esperar o sinal. Mas você pode fazer algo para esses momentos renderem um pouco mais:

  • Termine suas aulas até cinco minutos mais cedo.

É natural que a maior parte das dúvidas apareça no final de sua explanação, quando o assunto está concluído. Terminando a explanação mais cedo, você dá espaço para essas perguntas, sem o perigo dos alunos receberem “aqueles” olhares dos colegas por estarem “impedindo que a aula termine”.

  • Seja tão rápido quanto possível nas respostas.

Você pode ser prestativo e conciso ao mesmo tempo. Repita a pergunta para certificar-se de ter entendido a dúvida, responda, ilustre com um ligeiro exemplo e siga em frente.

  • Faça as perguntas você.

Se, após abrir para perguntas, ninguém se manifestar, faça-as você. Escolha um aluno e faça uma pergunta sobre a matéria, depois sorteie outro e assim por diante até o sinal bater. É uma maneira de educar sua turma: logo eles perceberão que é melhor fazer as perguntas do que ser sorteado para respondê-las.

  • Ensine-os a organizar seus pensamentos.

Muitos alunos não sabem perguntar. Dão voltas e voltas até chegar na dúvida. Quando começar o “ali, naquela parte, quando o senhor disse, sabe, assim,…”, ensine-os a substituir por “O que você quis dizer com…” quando a pergunta envolver conceitos e não suposições ou cenários (que realmente precisam de uma pergunta mais longa).

  • Admita alguma flexibilidade.

Caso, após a sua aula, a turma tenha alguma atividade importante (provas, visitas, assistir palestras em outros locais), dê alguns minutos para que eles se preparem ou revisem a matéria.

Fonte: http://www.geomundo.com.br/sala-dos-professores-20128.htm

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s