Pantanal

O Pantanal é uma grande planície alagável localizada na região centro-oeste dos Estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. É a maior área alagada da América do Sul e do mundo.
Devido à sua localização no centro do continente, o Pantanal é um ponto de encontro entre diversos biomas, entre eles a Amazônia, o Cerrado e o “Chaco” boliviano e paraguaio. É possível, portanto, dentro do Pantanal, encontrarmos fauna e flora típicas desses 3 biomas.
A região possui chuvas abundantes no final da primavera e verão, ocasionando o alagamento de grandes áreas (em anos de chuva intensa, cerca de 78% da área do Pantanal pode ficar temporariamente alagada), e clima seco no restante do ano. Nesse período seco as áreas alagadas vão secando, formando lagoas, fundamentais para a sobrevivência da flora e fauna pantaneira. Então um novo período de chuvas chega, e o ciclo continua.
O Pantanal também possui grande biodiversidade, totalmente adaptada às mudanças entre os períodos alagados e secos, com fartura de vegetação e fauna aquática. Entretanto, é a densidade da fauna que chama a atenção, especialmente na época seca, quando se aglomeram próximos às lagoas. O número de espécies endêmicas, porém, é baixo, não ultrapassando 5% do total.
O difícil acesso à região protegeu-a de um grande impacto humano. A pecuária é forte, porém não é considerada prejudicial. Os maiores problemas são a pesca e caça predatória, o tráfico de animais silvestres e a poluição das águas dos rios que desaguam na região. O potencial de crescimento para o turismo ecológico é enorme.
Existem Parques, Estações Ecológicas e algumas Reservas Particulares em toda a região. A UNESCO também já declarou o Pantanal como “Reserva da Biosfera”.

Fonte: http://eco.ib.usp.br/lepac/conservacao/ensino/biomas_texto.htm#pantanal

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s