Os Movimentos da Terra: Rotação e Translação

ROTAÇÃO

É o movimento que a Terra executa em torno de si mesma ou do seu eixo imaginário. O movimento acontece no sentido oeste-leste, a uma velocidade média de 463m/s ou aproximadamente 1.666 km/k, na altura da Linha do Equador. Aonde tal velocidade vai diminuindo quando se desloca para os pólos. A Terra leva 23horas, 56 minutos e 4 segundos para completar uma volta em torno si mesma, ou seja, aproximadamente 24 horas podendo afirmar que se concluiu 1 dia.

A maior conseqüência deste movimento é a sucessão dos dias e das noites. Porém, o Sol não consegue iluminar toda a Terra uniformemente. Logo, pontos da Terra que neste exato momento estão iluminados, estão se contrapondo a outros que estão na penumbra (sombra), ou seja, na noite.
Por causa dessa desigualdade surge a necessidade da criação de um mecanismo para a padronização do tempo, denominada de Fuso-Horário.

FUSO HORÁRIO

Os fusos são o resultado da divisão da circunferência terrestre (360°) pelas 24 horas do dia. Isto é:

Fuso Horário = (360°)/24h

– Logo, temos que: 1 Fuso Horário = 15°, que por sua vez é = 1h.

1F = 1h = 15°

A partir do meridiano de Greenwich, são estabelecidos 24 fusos horários, com 15° cada um;

  1. São 12 fusos para leste e 12 para oeste;
  2. Dentro de um fuso, todos os lugares possuem a mesma hora;
  3. Para leste as horas aumentam; para oeste as horas diminuem.

LID – LINHA INTERNACIONAL DA DATA

O meridiano escolhido para iniciar o novo dia foi o de 180° (o antimeridiano internacional, que é considerado a linha internacional da data, pois nele se processa a mudança de um dia para o outro. Cruzando esta linha no sentido oeste-leste acrescenta-se um dia (24h) à data atual e, se inverter o sentido (leste-oeste), deve-se subtrair um dia.

TRANSLAÇÃO

É o deslocamento da Terra ao redor do Sol (órbita). A execução do movimento é caracterizada por uma elipse (forma ligeiramente oval). Por isso, que a distância entre a Terra e o Sol varia de acordo com a época do ano sendo 147,1 milhões de km no periélio (ponto da Terra mais próximo do Sol), enquanto que no afélio (ponto da Terra mais afastado do Sol) a distância é de 152,1.
•    Uma volta completa dura 365 dias e 6 horas;
•    Distância percorrida pela Terra com uma volta completa é de 930 milhões de quilômetros;
•    Velocidade média da Terra nesse percurso é de 29,9 km/s;
•    Ocorrência das estações do ano.

AS ESTAÇÕES DO ANO

Elas acontecem devido ao movimento de translação em conjunto com existência da inclinação de 23°27’ do eixo terrestre em relação ao plano da elíptica. Logo temos,

Equinócio: dias e noites iguais (ocorre aproximadamente em 21 de março – início do outono, para o hemisfério sul, ou da primavera, para o hemisfério norte e em 23 de setembro – início da primavera para o hemisfério sul, ou do outono, para o hemisfério norte. Neste momento o Sol encontra-se perpendicular (90°), ao meio dia, na Linha do Equador.

{Verão: dias mais longos que as noites
Solstício
{Inverno: noites mais longas que os dias

Prof. Edmário Menezes

Fonte: http://esquadraodoconhecimento.wordpress.com/ciencias-humanas/geografiaregionalizacao-mundial/os-movimentos-da-terra-rotacao-e-translacao/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s