O profissional preparado pelo curso de Geografia tem o seu perfil assim delineado:
PROFISSÃO:
Professor de Geografia
Geógrafo
TÍTULO:
Licenciado em geografia, parecer 292/62 e parecer 412/62. Aprovado em 19/12/62
Bacharel em geografia, Geógrafo. Profissão e disciplina pelo Decreto 23.569/33 e complementada pelas Leis n°5.194/66 e 6.664/79. Fazendo parte do sistema CONFEA/CREAs.
DESCRIÇÃO:
O licenciado em Geografia leciona e/ou aplica conteúdos de Geografia em cursos de ensino regular, transmitindo os conteúdos teóricos- práticos a fim de ampliar nos alunos o âmbito de compreensão das realidades universais. Principalmente do comportamento humano, em esfera espacial e histórico-cultural. Através dos conhecimentos da superfície terrestre, dos seus acidentes físicos, climas, solos e vegetação e das relações entre o meio natural e o homem.
O bacharel em Geografia aplica os conteúdos de Geografia em reconhecimentos, levantamentos, estudos e pesquisas de caráter físico-geográfico, biogeográfico, antropogeográfico e geoeconômico e as realizadas nos campos gerais especiais da Geografia que se fizerem necessárias.
CARACTERÍSTICA LEGAIS:
Grupo 1.41.25 ou CBO. P.99
Grupo 1.42.60 do CBO. P.103
CARACTERÍSTICAS INTELECTUAIS BÁSICAS:
Capacidade de abstração;
Estabelecer análises espaciais (interpretação);
Raciocínio lógico, pratico e crítico;
Metodologia e Teoria de Geografia (Conhecimento teórico -pratico – metodológico do espaço – visão global);
Domínio do conteúdo;
Ênfase aos conhecimentos de Geografia Humanos;
Conhecimento de Psicologia educacional;
Conhecimento contínuo das diversas tendências de Geografia (teorias e conceitos);
Metodologia de pesquisa;
Didática e utilização de matérias audiovisuais;
Operacionalizar ações de aprendizagem;
Formação acadêmica com qualidade;
Reciclagem (atualização teórico-metodológica, leituras constante, pesquisas, etc.);
Conhecimentos do conteúdo de várias áreas: Economia Política, Sociologia, Física, Antropologia, Historia, Filosofia, etc.;
Conhecimento técnicos de Geografia Física (cartografia, pedologia, geomorfologia, agrária, biogeográfica, geologia, fisiologia da paisagem, etc.);
Visão global do trabalho do geógrafo e/ou do professor de Geografia;
Conhecimento das inter-relações dos aspectos humanos, econômicos, políticos e físicos que interferem no espaço geográfico;
Conhecimento para estabelecer união entre teoria e prática;
Estágio no ensino fundamental e médio;
Prática de ensino (seminário);
Conhecimento da legislação de EIA/RIMA (Estudos e elaboração de relatórios de Impacto Ambiental);
Trabalhos em climatologia, cartografia e geomorfologia.
CARACTERÍSTICAS FUNDAMENTAIS DE ATUAÇÃO
Escolas de ensino fundamental e médio;
Produção de material didático;
Órgãos ligadas à educação (MEC, CENP, FDE);
Assessoria em órgãos ligados à educação;
Planejamento, pesquisas e atuação em órgãos governamentais (IBAMA, CETESB, Prefeituras, etc.);
Consultoria técnica e na área de meio ambiente (na construção civil – RIMA);
Empresa de cartografia de serviços topográficos e de aerolevantamento;
Atuação em entidades que tenham o objetivo de preservar o meio-ambiente e o patrimônio histórico e arqueológico (Condephaat);
Estudar e pesquisar a população e trabalhar com comunidades específicas em todos os seus aspectos (escolas, parques, institutos ligados a questões ambientais, IBGE, governos, etc.);
Atuar em levantamentos e planejamentos físico-espaciais;
Atuar em empresas de planejamento rural (criação de agrovila, assentamentos rurais movimentos migratórios, colonização agrária);
Atuar em planejamentos urbanos, rural e regional;
Atuar em empresas de turismo (criação, planejamento e gerenciamento de pólos turísticos e gerenciamento costeiro);
Fazer perícia e avaliações como autônomo;
Atuar em empresas mistas e institutos governamentais como IBGE, IBAMA, EMPLASA, CETESB, além de secretarias de meio ambiente (estaduais e municipais), ministérios federais;
Escrever em revistas especializadas, além de jornais.
HABILIDADE DE FINS
Identificar e explicar a dimensão geográfica presente nas diversas manifestações do conhecimento;
Articular elementos empíricos e conceituais, concernentes ao conhecimento científico dos processos espaciais;
Reconhecer as diferentes escalas de ocorrências e manifestações dos fatos, fenômenos e eventos geográficos;
Planejar e realizar atividades de campo referentes à investigação geográfica;
Dominar técnicas laboratoriais concernentes a produção e aplicação do conhecimento geográfico;
Propor a elaborar projetos de pesquisa e executivos de âmbito na área de atuação da Geografia;
Propor medidas visando o planejamento e organização do espaço, ordenamento territorial, parcelamento do solo urbano, zoneamento urbano e rural, bem como planejamento e implantação de política social, econômica e administração;
Articular os estudos de caráter físico-geográfico, biogeográfico, antropogeográfico, geoeconômico, sócio-espacial e populacional;
Realizar planos de manejos de bacias hidrográficas e de uso do solo;
Realizar planos de manejo de Unidades de Conservação;
Dominar a língua portuguesa e um idioma estrangeiro no qual seja significativa a produção e a difusão do conhecimento geográfico;
Trabalhar de maneira integrada e contributiva em sua multidisciplinaridade;
Identificar, descrever, compreender, analisar e representar os sistemas naturais;
Estabelecer caráter racional entre os componentes do ambiente natural e/ou construído e entre diferentes domínios;
Compreender, mensurar, interpretar e explicar as dinâmicas dos fluxos de energias e matéria entre litosfera, atmosfera, hidrosfera e o arranjo espacial resultante, tanto no passado, presente e futuro;
Compreender, analisar e explicar a distribuição dos recursos naturais, bem como identificá-los através da análise de dados e informações sobre os componentes do meio bio-físico, avaliando os graus de degradação;
Construir modelos de simulação da dinâmica dos domínios naturais e de prognósticos de mudanças naturais e/ou antrópicas nesses domínios;
Identificar, descrever, analisar, compreender e explicar as diferentes práticas e concepções concernentes ao processo de produção do espaço;
Reconhecer as determinações (sociais, econômicas, políticas, culturais, ambientais) presentes e atuantes na produção do espaço;
Compreender os vínculos existentes entre a produção do espaço e o processo de reprodução social;
Identificar a questão agrária no conjunto do processo de reprodução social;
Selecionar a linguagem cientifica mais adequada para tratar a informação geográfica considerando suas características e seus problemas propostos;
Compreender o processo histórico de urbanização e suas relações com a industrialização;
Ler, analisar e interpretar produtos de sensoriamento remoto e de sistemas de informação geográfica e outros documentos gráficos, matemático-estáticos;
Realizar pesquisas climáticas e geomorfológicas;
Realizar determinações, caracterizações e organizações de regiões geográficas;
Dominar técnicas cartográficas para elaborar mapas, cartas, mosaicos fotogramétricos, mosaicos de loteamento, organização de mapotecas e cadastros imobiliários;
Elaborar mapas e cartas com base em fotografias aéreas e imagens de satélite, via geoprocessamento utilizando Sistemas de Informações Geográficas (SIG’s), entre outras;
Analise e interpretação de fotos aéreas e imagens de satélite;
Construir documentos gráficos e matemático-estatístico, bem como repensar a informação geográfica em linguagem matemática;
Dominar as dimensões política, social, econômica, cultural, psicológica e pedagógica do cotidiano dos ambientes escolares;
Lidar com os eventos e processos do cotidiano dos ambientes escolares, dialogar com os sujeitos envolvidos no processo educacional, considerando as diversas relações nele presentes, tais como: professor-aluno, aluno-aluno, professor-professor, professor-direção;
Organizar o conhecimento espacial, adequando-o as processo de ensino-aprendizagem em Geografia;
Elaborar e implementar projetos de ensino de Geografia;
REQUISITOS PESSOAIS
Gostar do que faz (Compromisso);
Gostar de dar aula;
Liderança;
Imparcialidade em avaliação;
Respeito;
Organização;
Comunicação;
Paciência;
Bom relacionamento interpessoal;
Equilíbrio pessoal de segurança;
Estar aberto para ouvir novas propostas;
Ética profissional;
Responsabilidade;
Reconhecer capacidades e limitações e tentar superá-las;
Discernimento;
Coerência (discurso e pratica);
Agilidade de raciocínio (desenvolvida para atuar em trabalho de campo);
Espírito crítico;
Sensibilidade;
Saber atuar em equipes;
Habilidade manual;
Valorização da profissão;
Poder de abstração;
Honestidade;
Criatividade e originalidade;
Segurança;
Busca constante de novos conhecimentos;
Busca de eficiência;
Dinâmica;
Bom senso;
Competência;
CONHECIMENTOS BÁSICOS
Cartografia;
Estatística;
Geologia;
Geomorfologia climática;
Geomorfologia estrutural e de processos;
Climatologia;
Antropologia;
Geografia urbana;
Geografia das indústrias;
Historia;
Educação;
Psicologia;
Geografia agrária;
Geografia da população;
Geografia Critica e o ensino fundamental e médio.
Oi gente! Sou estudante e gosto muito de geografia, mas terminando o ensino médio, muitas duvidas vieram a tona e eu fiquei sem saber se realmente era isso que eu queria, pois como todos sabem, a escolha de uma profissão é um caso muito sério… E este site me ajudou a descobrir coisas que eu não sabia e precisava saber!!! Gostei muito! Obg!