Perfil do Profissional de Geografia

O profissional preparado pelo curso de Geografia tem o seu perfil assim delineado:

PROFISSÃO:

Professor de Geografia

Geógrafo

TÍTULO:

Licenciado em geografia, parecer 292/62 e parecer 412/62. Aprovado em 19/12/62

Bacharel em geografia, Geógrafo. Profissão e disciplina pelo Decreto 23.569/33 e complementada pelas Leis n°5.194/66 e 6.664/79. Fazendo parte do sistema CONFEA/CREAs.

DESCRIÇÃO:

O licenciado em Geografia leciona e/ou aplica conteúdos de Geografia em cursos de ensino regular, transmitindo os conteúdos teóricos- práticos a fim de ampliar nos alunos o âmbito de compreensão das realidades universais. Principalmente do comportamento humano, em esfera espacial e histórico-cultural. Através dos conhecimentos da superfície terrestre, dos seus acidentes físicos, climas, solos e vegetação e das relações entre o meio natural e o homem.

O bacharel em Geografia aplica os conteúdos de Geografia em reconhecimentos, levantamentos, estudos e pesquisas de caráter físico-geográfico, biogeográfico, antropogeográfico e geoeconômico e as realizadas nos campos gerais especiais da Geografia que se fizerem necessárias.

CARACTERÍSTICA LEGAIS:

Grupo 1.41.25 ou CBO.  P.99

Grupo 1.42.60 do CBO. P.103

CARACTERÍSTICAS INTELECTUAIS BÁSICAS:

Capacidade de abstração;

Estabelecer análises espaciais (interpretação);

Raciocínio lógico, pratico e crítico;

Metodologia e Teoria de Geografia (Conhecimento teórico -pratico – metodológico do espaço – visão global);

Domínio do conteúdo;

Ênfase aos conhecimentos de Geografia Humanos;

Conhecimento de Psicologia educacional;

Conhecimento contínuo das diversas tendências de Geografia (teorias e conceitos);

Metodologia de pesquisa;

Didática e utilização de matérias audiovisuais;

Operacionalizar ações de aprendizagem;

Formação acadêmica com qualidade;

Reciclagem (atualização teórico-metodológica, leituras constante, pesquisas, etc.);

Conhecimentos do conteúdo de várias áreas: Economia Política, Sociologia, Física, Antropologia, Historia, Filosofia, etc.;

Conhecimento técnicos de Geografia Física (cartografia, pedologia, geomorfologia, agrária, biogeográfica, geologia, fisiologia da paisagem, etc.);

Visão global do trabalho do geógrafo e/ou do professor de Geografia;

Conhecimento das inter-relações dos aspectos humanos, econômicos, políticos e físicos que interferem no espaço geográfico;

Conhecimento para estabelecer união entre teoria e prática;

Estágio no ensino fundamental e médio;

Prática de ensino (seminário);

Conhecimento da legislação de EIA/RIMA (Estudos e elaboração de relatórios de Impacto Ambiental);

Trabalhos em climatologia, cartografia e geomorfologia.

CARACTERÍSTICAS FUNDAMENTAIS DE ATUAÇÃO

Escolas de ensino fundamental e médio;

Produção de material didático;

Órgãos ligadas à educação (MEC, CENP, FDE);

Assessoria em órgãos ligados à educação;

Planejamento, pesquisas e atuação em órgãos governamentais (IBAMA, CETESB, Prefeituras, etc.);

Consultoria técnica e na área de meio ambiente (na construção civil – RIMA);

Empresa de cartografia de serviços topográficos e de aerolevantamento;

Atuação em entidades que tenham o objetivo de preservar o meio-ambiente e o patrimônio histórico e arqueológico (Condephaat);

Estudar e pesquisar a população e trabalhar com comunidades específicas em todos os seus aspectos (escolas, parques, institutos ligados a questões ambientais, IBGE, governos, etc.);

Atuar em levantamentos e planejamentos físico-espaciais;

Atuar em empresas de planejamento rural (criação de agrovila, assentamentos rurais movimentos migratórios, colonização agrária);

Atuar em planejamentos urbanos, rural e regional;

Atuar em empresas de turismo (criação, planejamento e gerenciamento de pólos turísticos e gerenciamento costeiro);

Fazer perícia e avaliações como autônomo;

Atuar em empresas mistas e institutos governamentais como IBGE, IBAMA, EMPLASA, CETESB, além de secretarias de meio ambiente (estaduais e municipais), ministérios federais;

Escrever em revistas especializadas, além de jornais.

HABILIDADE DE FINS

Identificar e explicar a dimensão geográfica presente nas diversas manifestações do conhecimento;

Articular elementos empíricos e conceituais, concernentes ao conhecimento científico dos processos espaciais;

Reconhecer as diferentes escalas de ocorrências e manifestações dos fatos, fenômenos e eventos geográficos;

Planejar e realizar atividades de campo referentes à investigação geográfica;

Dominar técnicas laboratoriais concernentes a produção e aplicação do conhecimento geográfico;

Propor a elaborar projetos de pesquisa e executivos de âmbito na área de atuação da Geografia;

Propor medidas visando o planejamento e organização do espaço, ordenamento territorial, parcelamento do solo urbano, zoneamento urbano e rural, bem como planejamento e implantação de política social, econômica e administração;

Articular os estudos de caráter físico-geográfico, biogeográfico, antropogeográfico, geoeconômico, sócio-espacial e populacional;

Realizar planos de manejos de bacias hidrográficas e de uso do solo;

Realizar planos de manejo de Unidades de Conservação;

Dominar a língua portuguesa e um idioma estrangeiro no qual seja significativa a produção e a difusão do conhecimento geográfico;

Trabalhar de maneira integrada e contributiva em sua multidisciplinaridade;

Identificar, descrever, compreender, analisar e representar os sistemas naturais;

Estabelecer caráter racional entre os componentes do ambiente natural e/ou construído e entre diferentes domínios;

Compreender, mensurar, interpretar e explicar as dinâmicas dos fluxos de energias e matéria entre litosfera, atmosfera, hidrosfera e o arranjo espacial resultante, tanto no passado, presente e futuro;

Compreender, analisar e explicar a distribuição dos recursos naturais, bem como identificá-los através da análise de dados e informações sobre os componentes do meio bio-físico, avaliando os graus de degradação;

Construir modelos de simulação da dinâmica dos domínios naturais e de prognósticos de mudanças naturais e/ou antrópicas nesses domínios;

Identificar, descrever, analisar, compreender e explicar as diferentes práticas e concepções concernentes ao processo de produção do espaço;

Reconhecer as determinações (sociais, econômicas, políticas, culturais, ambientais) presentes e atuantes na produção do espaço;

Compreender os vínculos existentes entre a produção do espaço e o processo de reprodução social;

Identificar a questão agrária no conjunto do processo de reprodução social;

Selecionar a linguagem cientifica mais adequada para tratar a informação geográfica considerando suas características e seus problemas propostos;

Compreender o processo histórico de urbanização e suas relações com a industrialização;

Ler, analisar e interpretar produtos de sensoriamento remoto e de sistemas de informação geográfica e outros documentos gráficos, matemático-estáticos;

Realizar pesquisas climáticas e geomorfológicas;

Realizar determinações, caracterizações e organizações de regiões geográficas;

Dominar técnicas cartográficas para elaborar mapas, cartas, mosaicos fotogramétricos, mosaicos de loteamento, organização de mapotecas e cadastros imobiliários;

Elaborar mapas e cartas com base em fotografias aéreas e imagens de satélite, via geoprocessamento utilizando Sistemas de Informações Geográficas (SIG’s), entre outras;

Analise e interpretação de fotos aéreas e imagens de satélite;

Construir documentos gráficos e matemático-estatístico, bem como repensar a informação geográfica em linguagem matemática;

Dominar as dimensões política, social, econômica, cultural, psicológica e pedagógica do cotidiano dos ambientes escolares;

Lidar com os eventos e processos do cotidiano dos ambientes escolares, dialogar com os sujeitos envolvidos no processo educacional, considerando as diversas relações nele presentes, tais como: professor-aluno, aluno-aluno, professor-professor, professor-direção;

Organizar o conhecimento espacial, adequando-o as processo de ensino-aprendizagem em Geografia;

Elaborar e implementar projetos de ensino de Geografia;

REQUISITOS PESSOAIS

Gostar do que faz (Compromisso);

Gostar de dar aula;

Liderança;

Imparcialidade em avaliação;

Respeito;

Organização;

Comunicação;

Paciência;

Bom relacionamento interpessoal;

Equilíbrio pessoal de segurança;

Estar aberto para ouvir novas propostas;

Ética profissional;

Responsabilidade;

Reconhecer capacidades e limitações e tentar superá-las;

Discernimento;

Coerência (discurso e pratica);

Agilidade de raciocínio (desenvolvida para atuar em trabalho de campo);

Espírito crítico;

Sensibilidade;

Saber atuar em equipes;

Habilidade manual;

Valorização da profissão;

Poder de abstração;

Honestidade;

Criatividade e originalidade;

Segurança;

Busca constante de novos conhecimentos;

Busca de eficiência;

Dinâmica;

Bom senso;

Competência;

CONHECIMENTOS BÁSICOS

Cartografia;

Estatística;

Geologia;

Geomorfologia climática;

Geomorfologia estrutural e de processos;

Climatologia;

Antropologia;

Geografia urbana;

Geografia das indústrias;

Historia;

Educação;

Psicologia;

Geografia agrária;

Geografia da população;

Geografia Critica e o ensino fundamental e médio.

Um pensamento sobre “Perfil do Profissional de Geografia

  1. Oi gente! Sou estudante e gosto muito de geografia, mas terminando o ensino médio, muitas duvidas vieram a tona e eu fiquei sem saber se realmente era isso que eu queria, pois como todos sabem, a escolha de uma profissão é um caso muito sério… E este site me ajudou a descobrir coisas que eu não sabia e precisava saber!!! Gostei muito! Obg!

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