Confira dicas de como organizar seu local de estudos

Ambiente deve ser confortável para não trazer danos à saúde

por CAROLINA VELLEI

Quem quer passar no vestibular sabe que, neste ano, passará muitas horas estudando. E, para deixar esse tempinho mais agradável, é legal que o seu lugar de estudo seja confortável. Aqui você irá conferir qual é o melhor lugar para estudar e ainda terá dicas importantes do que fazer para não prejudicar sua postura e sua visão.

Escolha um lugar calmo

Escolher o local pode ser uma das tarefas mais complicadas. O segredo é verificar onde você se sente mais à vontade para estudar. Se for em casa, é importante que você escolha um ambiente arejado e iluminado. “Como são muitas horas estudando, um dos primeiros sinais de cansaço pode surgir por causa da má iluminação”, conta Elias Feitosa, professor e coordenador pedagógico do Cursinho da Poli. Além disso, é importante contar com o apoio da família para evitar interrupções constantes durante seus momentos de concentração.

Se a sua casa não for o melhor ambiente para manter o foco, a saída pode ser a sala de estudos da escola ou uma biblioteca. Neste caso, é importante atentar ao horário de funcionamento para encaixar as tarefas no melhor período para você.

Os cuidados com a postura

Depois de escolher o local, você verá que, a partir de agora, na maior parte do seu tempo sentado você estará sentado. Por conta disso, uma má postura ou um mau posicionamento dos seus móveis podem causar lesões no seu corpo. Você pode não se importar com isso agora, mas a médio e longo prazo isso poderá te prejudicar e, inclusive, atrapalhar seus estudos.

Como deve ser a iluminação

Você também passará muito tempo lendo. Para não causar danos à visão, durante o dia, você deve trabalhar em um lugar que não seja ofuscado pela luz do sol. Uma dica é evitar se posicionar de costas para a janela, pois o brilho irá atrapalhar a visão da tela do computador.

À noite, a luz não deve incidir diretamente sobre os olhos e nem deve ficar posicionada de forma que não surjam sombras sobre o material de leitura. Se você for comprar uma luminária de mesa, fique atento a esses detalhes para não prejudicar sua visão.

Não vale ler deitado

Se você gosta de aproveitar a cama para ler, é bom mudar de hábito. Além de correr o risco de acordar sobre os livros, você também pode causar danos ao seu corpo. Com a barriga para cima, a musculatura do braço ficará cansada depois de um tempo segurando o livro. Já com a barriga para baixo, a musculatura do pescoço se tencionará contra a gravidade e os ombros não aguentarão o peso do corpo por muito tempo.

O ideal é usar um apoio para livros, como um suporte, que pode ser adquirido em qualquer papelaria. Desse modo ele ficará posicionado de frente para você. Quando lemos com o livro na mesa, o pescoço se flexiona para baixo, aumentando a pressão na coluna e favorecendo o aparecimento de lesões e o aumento da dor e da tensão na musculatura do pescoço.

 

Fonte: http://guiadoestudante.abril.com.br/vestibular-enem/confira-dicas-como-organizar-seu-local-estudos-677349.shtml

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s