A leitura interpretativa de Histórias em Quadrinhos, assim como de charges, requer uma construção de sentidos que, para que ocorra, é necessário mobilizar alguns processos de significação, como a percepção da atualidade, a representação do mundo, a observação dos detalhes visuais e/ou linguísticos, a transformação de linguagem conotativa (sentido mais usual) em denotativa (sentido amplificado pelo contexto, pelos aspetos sócio-culturais etc). Em suma, usa-se o conhecimento da realidade e de processos linguísticos para ‘inverter’ ou ‘subverter’ produzindo, assim, sentidos alternativos a partir de situações extremas.
1.1. EXEMPLO DE INTERPRETAÇÃO DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS
Observe a tirinha em quadrinhos do Calvin:
O objetivo do Calvin era vender ao seu pai um desenho de sua autoria pela exorbitante quantia de 500 dólares. Ele optou por valorizar o desenho, mostrando todas as habilidades conquistadas para conseguir produzi-lo. O pai, no último quadrinho, reconhece o empenho do filho, utilizando-se de um conector de concessão (‘Ainda assim’), valorizando a importância de tudo aquilo. Contudo, afirma que não pagaria o valor pedido (como se dissesse: “sim, filho, foi um esforço absurdo, mas não vou pagar por isso!”).
A graça está no fato de Calvin elaborar um discurso “maduro” em relação ao seu desenvolvimento cognitivo e motor nos dois primeiros quadrinhos e, somente depois, ficar claro para nós, leitores, que toda a força argumentativa foi em prol da cobrança pelo desenho que ele mesmo fez. Em outras palavras, o personagem empenha-se na construção de um raciocínio em prol de uma finalidade absurda – o que nos faz sorrir no último quadrinho, já que é somente nele que conseguimos ‘completar’ o sentido. Claro, se você conhece os quadrinhos do Calvin, sabe que ele tem apenas 6 anos, o que torna tudo ainda mais hilário, mas a falta deste conhecimento não prejudica em nada a interpretação textual.
1.2. DESAFIOS
1) A história em quadrinhos que segue praticamente não emprega a linguagem verbal: os desenhos e a separação dos quadrinhos são os elementos responsáveis pela transmissão da mensagem, além de umas poucas onomatopéias.
Conte a história empregando a língua verbal.
2) Leia com atenção esta história em quadrinhos:
a) Indique, dentre as palavras abaixo, aquelas que são típicas da fala do sul país:
Pues: _____________________________________________
Divã: ______________________________________________
Bombacha: _________________________________________
Índio velho: _________________________________________
Charlar: ____________________________________________
Pôca vergonha: _____________________________________
Tchê: _____________________________________________
b) Indique, dentre as alternativas abaixo, aquelas que pertencem a um jargão, isto é, à linguagem de um grupo específico – os profissionais que trabalham com psicanálise.
Freudiano: _________________________________________
Reclame de xarope: __________________________________
Complexo de égipo: __________________________________
Deixa a velha em paz: ________________________________
c) Para reproduzir a linguagem oral, o texto altera a grafia de algumas palavras. Reescreva os trechos selecionados. Usando a norma padrão:
Pos desembucha: ___________________________________
Pôca vergonha: _____________________________________
Vai te metê na zona: _________________________________
3) Analise atentamente os elementos que compõe este cartum.
a) Com sua palavra, explique que atividade se realiza no cartum.
b) O humor do cartum é omitido a partir do contraste entre aquilo que o médico esperava e o paciente lhe dá como resposta. Explique esse contraste e indique o que o possibilitou.