INTERPRETAÇÃO E COMANDOS DOS VERBOS-CHAVE.[1]
Na resolução de questões discursivas é fundamental que a construção do texto se dê atendendo estritamente ao conjunto de informações requisitadas no enunciado – o problema – e de acordo com o verbo-chave – o comando – que define qual é o tipo de resposta que a banca examinadora espera do candidato.
É muito comum nas provas discursivas de História e Geografia que os candidatos não respeitem as abrangências de cada questão em particular e construam suas respostas desrespeitando àquilo que lhe é requisitado por ela.
Tanto informações limitadas quanto em excesso podem prejudicar o candidato. Assim, o vestibulando deve fornecer a maior quantidade de informação possível dentro do limite imposto pela questão.
Vamos então colocar os verbos que aparecem com mais frequência nos enunciados e examinar detalhadamente aqueles mais lembrados no Vest-UFES.
COMANDO |
SIGNIFICADO |
SUGESTÃO |
Analisar | Examinar criticamente | Exige maior elaboração do texto |
Apontar | Fazer referência a; determinar; mencionar o nome | Vá direto ao assunto, não usar esquemas ou tópicos |
Apresentar | Fazer referência a; determinar; mencionar o nome | Vá direto ao assunto, não usar esquemas ou tópicos |
Argumentar | Sustentar idéias | Apresentar argumentos favoráveis e desfavoráveis, exige boa elaboração do texto |
Caracterizar | Descrever em detalhes, assinalando os elementos que identificam o que foi solicitado na questão | Relacione os dados que souber sobre o assunto, apresente o texto em forma de uma breve explicação. Faça uso do rascunho |
Citar | Fazer referência a; determinar; mencionar o nome | Vá direto ao assunto, não usar esquemas ou tópicos |
Comentar | Analisar, elaborar comentários, interpretar | Desenvolver o texto, articulando argumentos contrários e favoráveis |
Conceituar | Fazer uma síntese sobre o tema pedido no enunciado | Argumentar de forma precisa, sem rodeios |
Considerar | Levar em conta, atentar, chamar atenção | Texto com argumentação mais elaborada |
Correlacionar | Buscar conexão entre os temas | Desenvolva cada item estabelecendo conexões entre eles |
Definir / Determinar | Expor com precisão | Utilizar termos precisos, resposta objetiva |
Descrever | Narrar, expor, contar com detalhes | Texto com maior elaboração, use o rascunho |
Destacar | Enfatizar o que foi solicitado pela questão | O texto da questão pode ser utilizado e ser de grande ajuda |
Discorrer | Discutir / analisar | Usar o máximo de argumentos sobre o assunto |
Elaborar | Organizar as informações | Formular um texto com destaque ao que foi solicitado pelo comando da questão |
Enfatizar | Enfatizar o que foi solicitado pela questão | O texto da questão pode ser utilizado e ser de grande ajuda |
Enumerar | Listar conteúdos, argumentos | Não usar tópicos ou esquemas |
Estabelecer a relação | Buscar conexão entre os temas | Desenvolva cada item estabelecendo conexões entre eles |
Explicar | Interpretar, justificar | Dizer o porquê, fazer o contexto histórico |
Explicitar | Tornar claro, coeso, objetivo | Responder o que foi solicitado e depois explicar |
Indicar | Fazer referência a; determinar; mencionar o nome | Vá direto ao assunto, não usar esquemas ou tópicos |
Identificar | Breves explicações | Responder apenas o que é pedido |
Justificar | Fundamentar, provar com argumentação fundamentada | Texto analítico, crítico |
Relacionar | Dois significados | Apontar, enumerar ou estabelecer relação |
Partiremos agora para uma análise rigorosa dos comandos mais importantes e complexos. Para tal, utilizaremos questões de vestibulares para a exemplificação e, passo a passo, demonstraremos como têm de se dar a construção da resposta para cada momento específico.
Agora nunca se esqueça:
- NUNCA ESCREVA UMA DISCURSIVA EM TÓPICOS; FAÇA TEXTOS CORRIDOS COMO NUMA DISSERTAÇÃO;
- NÃO ABREVIE OU UTILIZE GÍRIAS E VÍCIOS LINGÜÍSTICOS, COMO PRA, VC, POR EXEMPLO;
- DÊ PREFERÊNCIA POR ESCREVER COM LETRA CURSIVA; QUANTO MAIS LEGÍVEL E LIMPO FOR SEU TEXTO MAIS PONTOS VOCÊ GANHA JUNTO À BANCA;
- NÃO ESCREVA EM PRIMEIRA PESSOA, DEIXE, QUANDO NECESSÁRIO, SUA OPINIÃO SUBTENDIDA NO CORPO TEXTUAL;
- PROCURE ESCREVER COM CLAREZA E COESÃO SUA RESPOSTA, ERROS GRAMÁTICAIS DESCONTAM PONTOS VALIOSOS DE SUA PROVA;
- DÊ O MAIOR NÚMERO DE INFORMAÇÕES POSSÍVEIS, MAS MUITO CUIDADO, RESPEITE OS LIMITES IMPOSTOS PELA QUESTÃO E SEMPRE PRIORIZE AS INFORMAÇÕES MAIS FUNDAMENTAIS E IMPORTANTES;
- E NÃO SE ESQUEÇA: SÓ A PRÁTICA LEVA A PERFEIÇÃO! ESCREVER DIARIMENTE É DE SUMA IMPORTÂNCIA PARA QUEM PRESTA DISCURSIVA NA ÁREA DE HUMANAS.
VERBOS-CHAVE FUNDAMENTAIS DO VEST-UFES
- Explicar – tornar claro, expor, explanar, desenvolver.
QUESTÃO: (UFMG) Explique qual era a formulação cultural que mantinha o trabalho servil tão estável na
Idade Média.
CONSTRUÇÃO DA RESPOSTA: para construirmos a resposta o primeiro passo é grifar o comando da questão. Após identifica-lo temos de perceber que problema a questão nos pede para resolver. Isso é um trabalho ora simples, ora complicado. Neste exemplo, o problema não está nítido, mas, interpretando o texto, com o auxílio de seus conhecimentos históricos, é possível verificar que o problema é resolver por que razão cultural os servos não se revoltaram contra o trabalho servil imposto pelos senhores feudais na Idade Média? Percebam que a questão define que recorte temático o candidato terá de enfocar dentro da matéria estudada. Assim não cabe ao vestibulando falar sobre qualquer coisa referente à Idade Média, fugir ao recorte temático, ao problema, mesmo dando informações a mais, é prejudicial ao aluno. Este deve demonstrar o maior conhecimento possível dentro das limitações impostas pela questão. Quando já sabemos qual é o comando e qual é o recorte, podemos iniciar a montagem da questão. O verbo explicar exige um aprofundamento muito grande e detalhado do recorte temático e, não é possível explicar algo sem explicar as origens. Assim, sempre que o comando for explicar a questão deverá seguir o seguinte molde:
- 1° PARÁGRAFO – APRESENTAR O CONTEXTO HISTÓRICO;
- 2° PARÁGRAFO – RESOLVER e/ou DISCUTIR O PROBLEMA QUE A QUESTÃO IMPÕE;
- 3° PARÁGRAFO – CONCLUIR APRESENTANDO AS CONSEQÜÊNCIAS E REPERCUSSÕES.
- Relacionar – pode aparecer em comandos com sentidos diferentes:
1° sentido – fazer relação, alistar, relatar, referir.
QUESTÃO: (UFES – adaptada) Relacione três consequências da Segunda Guerra Mundial.
CONSTRUÇÃO DA RESPOSTA: diferentemente do comando explicar, o relacionar nesse sentido pretende tão somente que o candidato faça uma relação simples de fatores correspondentes algum período ou evento histórico. Nesse caso não é necessário por parte do candidato uma explicação detalhada que vá desde o contexto histórico até as consequências finais. Uma lista simples de consequências e um breve comentário explicativo sobre cada uma delas é o suficiente para o sucesso nesse tipo de questão.
2° sentido – estabelecer a relação, correlacionar. Estabelecer os pontos de semelhança e/ou evidenciar relações mútuas entre processos aparentemente distintos.
QUESTÂO: (EB-VEST) Relacione a crise de 1929 com o endurecimento da política externa norte-americana e com a eclosão de governos populistas na América Latina.
CONSTRUÇÃO DA RESPOSTA: obviamente, o primeiro passo de todas as resoluções é o mesmo: identificar o comando, por conseguinte o contexto e destrinchar o problema. O recorte temático dessa questão é bem abrangente, pois, dentro da História Contemporânea, vários fenômenos podem ser abordados segundo ele. Além disso, como é uma questão que envolve História Geral, do Brasil e da América, todo cuidado é pouco na hora de selecionar as prioridades para a resolução do problema. A chave para a resolução desse tipo de questão está nos elos de ligação dos mais distintos fenômenos. Acompanhe o gráfico abaixo:
As setas do gráfico indicam justamente a relação existente entre os fenômenos que, a vista de um desatento poderiam não ter ligação alguma. Os elos de ligação, no gráfico representados pelas setas, são exatamente o núcleo da resolução do problema quando o comando relacionar vem com este sentido. Então a resolução desse exemplo deve começar por uma explicação do que foi a crise de 1929, a partir daí o candidato deve apresentar suas consequências que sirvam como elos de ligação para os dados requisitados no enunciado da questão, dando a entender como acontecem as interferências mútuas.
- Analisar – examinar cada parte de um todo para conhecer a natureza.
QUESTÃO: (EB-VEST) Analise a forma e o conteúdo da Revolução Nacionalista Chinesa.
CONSTRUÇÃO DA RESPOSTA: após identificar o comando, o problema aparece nitidamente, o que torna a interpretação dessa questão simples. Quando o comando é analisar normalmente não são especificados quantos assuntos devem ser abordados. Como a ideia do comando é ir da parte para o todo, fica claro que esse é o tipo de questão na qual o candidato pode, e deve abranger o maior número de informações possíveis, pois o tema é aberto. Sobressai-se nesta questão aquele que mais informações puder agregar à resposta. Então vejamos uma possível resposta:
“A revolução tem suas bases no final da década de 1910 com o movimento de 4 de maio promovido pelos estudantes. Após este movimento a URSS estabeleceu alianças com o governo para ajuda-lo a promover uma campanha contra os chefes provinciais que eram um obstáculo para a construção do Estado nacional. Contudo no novo governo o partido comunista foi colocado na ilegalidade e seus membros refugiaram-se no campo. Sob a liderança de Mao Tsé-Tung foi organizado o exército vermelho. Para fugir da repressão organizaram a Grande Marcha.
Em 1931, os japoneses invadiram a China e ocuparam a Manchúria, os comunistas se uniram ao governo para lutarem contra os inimigos. Após a 2ª Guerra retomaram a divisão política.
Devido a problemas internos que instabilizaram a política do governo, os comunistas organizaram o Exército de Libertação Nacional (ELP) e conclamaram a população a derrubar o governo.
Em 1949 os comunistas proclamaram a República Popular da China (restavam apenas Formosa e Taiwan sob proteção dos EE.UU.).
O governo comunista de Mao adotou medidas drásticas como a nacionalização de indústrias e a reforma agrária. Aboliu os privilégios feudais e tornou a educação obrigatória. A coletivização da agricultura acelerou-se com a organização de cooperativas. O combate ao imperialismo norte americano foi grande.
Atingia-se assim, o fim do capitalismo, implantando as três transformações socialistas básicas: expropriação da burguesia industrial, expropriação do comércio urbano e a instalação de um movimento cooperativo no campo. Em 1958 Mao Tsé-Tung lançou o projeto “grande salto para frente”. O objetivo era queimar etapas na construção do socialismo, formar um parque industrial diversificado. Em 1961 os projetos de industrialização entraram em colapso e devido a atritos com a URSS a situação se agravou.
Em 1966, teve início na China a Revolução Cultural, Mao Tsé-Tung, diante da perda do controle sobre o PC, estimulou jovens e o exército contra seus adversários internos. A Revolução Cultural foi ao mesmo tempo um de transformação ideológica e uma violenta depuração partidária (nacionalismo).
Após a morte de Mao Tsé-Tung, o governo que assumiu realizou importantes reformas com o objetivo de introduzir uma economia de mercado. A produção industrial começou a crescer, as empresas estrangeiras passaram a investir no país e as exportações cresceram. Foi eliminado o monopólio estatal da propriedade e dos meios de produção e anunciaram um programa de privatizações. Essa política estimulou a defesa dos direitos democráticos que levasse o fim do monopólio do poder pelo PC.”
Para deixar a resposta ainda mais de acordo com os anseios do comando da questão, o candidato pode complementar com assuntos da atualidade ou da história recente que tenham relação direta com o problema discutido na questão. Neste caso, poderia ser lembrada a contradição entre política e economia na China atual:
“Na China a liberação econômica não foi acompanhada pela liberalização política. Em 1989 aconteceu uma grande manifestação de oposição onde estudantes ocuparam a praça da Paz Celestial em Pequim, protestando contra a corrupção e pedindo democracia. O Exército abriu fogo, assassinando de duas a três mil pessoas.”
- Identificar – determinar a origem, o tempo/espaço, as características de.
QUESTÃO: (UFES) Identifique dois fatores que possibilitaram a superação prática da linha de Tordesilhas nos séculos XVII e XVIII.
CONSTRUÇÃO DA RESPOSTA: quando o comando é identificar, temos necessariamente de introduzir a questão com uma definição do tempo/espaço, ou seja, do contexto histórico. A partir de então, temos que fazer breves explanações sobre o problema indicado no enunciado. Para identificar algo é de fundamental importância que coloque as principais características do objeto. Mas cuidado se a questão lhe colocar com precisão quantos fatores ela quer, selecione os mais importantes, sempre em ordem decrescente.
[1] Adaptado do Curso de Resolução de Discursivas do Prof. Eliezer do Projeto Universidade Para Todos
Excelente e produtivo auxílio a alunos e professores.