São elementos de um gráfico:
Título – em geral na forma de frase curta e chamativa, para despertar o interesse do leitor.
Subtítulo ou texto explicativo – essencial para a compreensão do gráfico. Nele encontramos o assunto de que trata o gráfico, aonde e quando foi feita a pesquisa e muitas vezes as unidades escolhidas para uma ou para as duas variáveis envolvidas.
Fonte – identificação do órgão ou instituição que fez a pesquisa de dados. A fonte valida a pesquisa e permite que o leitor possa confiar nas informações descritas pelo gráfico.
Onde é representada a variável independente que pode ser do tipo qualitativa ou quantitativa.
Este eixo pode ser visível ou não, no entanto quando tratamos com variável quantitativa ela deve ser organizada neste eixo em ordem crescente de valores, enquanto no caso de variáveis qualitativas elas podem ser dispostas no eixo em qualquer ordem.
1.1.1. DADOS QUALITATIVOS: A ORDEM NÃO IMPORTA
Gráfico retirado da revista Aprender de maio/junho de 2003
1.1.2. DADOS QUANTITATIVOS: ORDEM CRESCENTE DOS DADOS COM ESPAÇAMENTO PROPORCIONAL ENTRE ELES
Gráfico retirado da revista Veja de 2/7/2003
Com dados numéricos, o espaçamento entre eles, ou a escala de construcao do gráfico, deve ser constante de modo que o leitor tenha a exata dimensão da distância entre as tomadas de informações. Caso contrário podemos ter uma distorção da informação. Um exemplo disso pode ser visto nos seguintes gráficos que retratam o mesmo conjunto de dados, mas que podem ou não dar a impressão de maior ou menor crescimento do número total de linhas telefônicas no mesmo período de tempo.
Gráficos retirados de prova do ENEM
No caso de dados com muita dispersão de valores, como é o caso, por exemplo, de tendência das alturas ou pesos de alunos de uma sala de aula, quando encontramos muitos valores e poucos alunos para cada valor, os dados devem ser agrupados em intervalos de modo que o gráfico possa ser lido facilmente e comunique rapidamente o que se deseja. Por exemplo, se em uma classe encontramos os seguintes dados para as alturas de 26 alunos, descritos na tabela pelos seus números e com suas alturas em metros:
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 |
1,60 | 1,61 | 1,75 | 1,67 | 1,81 | 1,62 | 1,79 | 1,66 | 1,72 | 1,70 | 1,57 | 1,73 | 1,74 |
14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 |
1,68 | 1,70 | 1,75 | 1,67 | 1,69 | 1,88 | 1,66 | 1,68 | 1,69 | 1,74 | 1,75 | 1,82 | 1,56 |
Alturas no intervalo (em m) | Total de alunos com essa altura |
1,55 a 1,59 | 2 |
1,60 a 1,64 | 3 |
1,65 a 1,69 | 8 |
1,70 a 1,74 | 6 |
1,75 a 1,79 | 4 |
Acima ou igual a 1,80 | 3 |
Fonte: MEC
Gráfico retirado do jornal Folha de São Paulo de 14/05/2003
Gráfico retirado da revista Super Interessante de fevereiro/2003
Neste último exemplo, a ilustração impediu que o gráfico respeitasse a proporcionalidade dos dados. Isso pode ser visto, por exemplo, nas colunas que correspondem a 20,1 e a 10,6 bilhões de dólares que no desenho são praticamente da mesma altura.
1.3.3. GRÁFICOS EM LINHAS
O gráfico em linha ou de segmentos possui uma função bem definida, ele é utilizado para representar a variação de uma única grandeza em relação ao tempo. Ou seja, a variável do eixo horizontal é sempre tempo. Podemos assim acompanhar o crescimento ou decrescimento da grandeza que estamos pesquisando ao longo do tempo seja ele medido em dias, anos, décadas, horas…
Exemplos típicos são as pesquisas eleitorais sobre a intenção de votos aos candidatos, que mostram claramente a evolução dessa tendência ao longo de um período de tempo. Outros exemplos são comuns no acompanhamento da inflação, valor das moedas estrangeiras, mortalidade infantil, taxa de desemprego, e muitas outras informações que são acompanhadas ao longo do tempo, para que se possa verificar tendência de aumento ou diminuição, pontos críticos de maior ou menor valor da grandeza em estudo.
Gráfico retirado da revista Aprender março/abril de 2003
Gráfico retirado do jornal Folha de São Paulo de 14/9/2003
1.3.4. GRÁFICOS EM SETORES
O gráfico em setores é construído tendo como base um círculo e o ângulo central de cada setor corresponde ao valor da variável. Este tipo de gráfico tem como objetivo mostrar o todo da população investigada, na forma do círculo, e muitas vezes esconde os dados brutos investigados fornecendo resultados em porcentagens.
Podemos observar que todo gráfico de barras simples pode ser representado também em setores. Já os gráficos em linha, apesar de poderem ser descritos em barras simples, com o cuidado de ordenar a variável tempo no eixo horizontal, nessa forma têm sua comunicação visual prejudicada.
Por outro lado, não faz sentido transcrever gráficos em linha para setores.
Concluindo a habilidade de ler e interpretar tabelas e gráficos, exige o conhecimento de regras que regem essas estruturas de textos, para que o aluno possa ultrapassar o senso comum e analisar criticamente as informações à sua volta.
1.4. DESAFIOS
1) Considere os dados apresentados nos gráficos a seguir. O gráfico I apresenta a evolução mundial do número de computadores conectados à Internet no período de 1981 a 2000. O gráfico II apresenta a estimativa, para o mês de janeiro de 2000, do número per capita de computadores conectados à Internet, relativo a oito países.
a) Aponte os fatores responsáveis pelo comportamento da curva apresentada no Gráfico I.
b) Relacione o crescimento de computadores conectados à Internet no mundo com as informações contidas no Gráfico II.
c) Analise os casos do Brasil e dos EUA em relação aos demais países apresentados no Gráfico II.
2) Observe o gráfico apresentado a seguir e responda:
a) Quando a população brasileira passa a ser predominantemente urbana?
b) Quais são os principais fatores socioeconômicos responsáveis por essa transformação?
3) O carbono tornou-se um dos principais detritos da civilização industrial moderna. Cada tonelada de carbono despejada na atmosfera resulta em 3,7 toneladas de dióxido de carbono, o gás aparentemente inofensivo que se transformou em uma das principais ameaças ao futuro da humanidade.
Analise o gráfico apresentado e responda.
a) Destaque três períodos distintos na evolução industrial mundial.
b) Em que tipo de economia as emissões de carbono por combustível fóssil são maiores? Dê dois exemplos de atividades humanas geradoras deste tipo de poluição atmosférica.
Preciso de ajuda com dois gráficos, não sei resolve-los me ajude.
Te mando anexo no seu e-mail
Olá Cristiane,
Mil desculpas pela demora em lhe responder… mas caso ainda tenha interesse, pode me enviar os gráficos pelo e-mail chicomarchese@gmail.com
Abraços e até…
Parabéns professor Chico Marchese, pelo execelente material que ajuda bastante alunos e professores que tem acesso.
Atenciosamente, professor José Carlos
ola
e que hamanhaneu vou fazerumaprova e nela vae cair isso e eu queria so o basico de quem vae fazer o 8 ano ai eu queria muito sua ajuda ta tchau beijos.
gggggg
Adorei as questões. Mas tive muita dificuldade em resolver. Poderia mandar as respostas para meu e-mail?
eu tambem gostaria das respostas,só assim poderia comparar com a s minhas, e ver se estão realmente certas, por favor e obrigada!!!
queria tanto aprende resolve problema te grqfico
Olá, gostei muito das questoes propostas, e queria as respostas para eu poder comparar com as minhas. Obrigada.
Parabéns, uma ótima explicação. Contribuiu muito!
vou fazer o ENEM e sou muito ruim em gráfico, me ajude, mande por favor material por e-mail q eu possa estudar. obg
Amei o material gostaria de mais alguns para que eu possa me preparar melhor para prova sera que você poderia me mandar mais materiais para o meu e-mail.
obrigada!!!
por favor mande a resposta desses gráficos!!!
Baita post professor me ajudou bastante com meus alunos