Caatinga

A Caatinga é uma área de aproximadamente 800.000 quilômetros quadrados localizada na região nordeste do Brasil. Abrange os Estados do Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba, além de algumas áreas da Bahia, Alagoas, Pernambuco e Sergipe. Localiza-se entre a Floresta Amazônica, a Mata Atlântica e o Cerrado.
As temperaturas, em geral, são altas, e as chuvas são escassas, concentradas principalmente nos meses de verão. Os solos são pedregosos e secos, ocasionando uma rápida evaporação das águas. Os rios e cursos d´água, na sua maioria, são intermitentes, ou seja, secam por um período de sete a nove meses do ano e reaparecem na época de chuva. Quando chove, a paisagem muda rapidamente. As árvores cobrem-se de folhas e o solo fica forrado de pequenas plantas.
Há várias fisionomias de Caatinga, desde a florestal até a herbácea, passando pela Caatinga arbustiva.
A biodiversidade de flora é média, e a vegetação em geral é xerofítica, ou seja, adaptada à escassez periódica da água, como no cerrado. O endemismo nas plantas superiores chega a 30%. A fauna, por sua vez, é relativamente pobre, se comparada à de outros biomas. Os animais aproveitam o período de chuvas para reprodução e engorda.
Não se sabe ainda a importância do impacto humano na Caatinga. Estima-se que entre 30 e 50% da região já foi alterada pelo homem, e o restante do bioma é bastante fragmentado. É uma região pouco estudada e pouco habitada, com projetos de desenvolvimento falidos e abandonados. As unidades de conservação são poucas, espalhadas e cobrem uma pequena área territorial, tornando a caatinga o bioma de menor área protegida entre os biomas brasileiros.

 

Fonte: http://eco.ib.usp.br/lepac/conservacao/ensino/biomas_texto.htm#caatinga

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s