Nova imigração: estamos preparados?

Pesquisa recente revela: brasileiros são, no mundo, a população mais receptiva aos imigrantes. Mas até que ponto superamos os preconceitos?

Por Carolina Mazzi

Pesquisa divulgada pela BBC em meados do ano passado mostra que os brasileiros são a população mais receptiva à imigração em todo o mundo. Segundo o instituto de pesquisa Ipsos Mori, que ouviu 17 mil pessoas em 23 países, quase metade dos brasileiros (49%) dizem que os imigrantes tornam o país um lugar mais interessante de se viver, e 47% afirmam que a entrada dos estrangeiros beneficia a economia nacional.

No entanto, a mesma pesquisa aponta que 38% dos brasileiros acreditam que os imigrantes atrapalham na hora de se conseguir emprego e 41% afirmam que há um número excessivo de estrangeiros morando no país. O número é baixo comparado aos países desenvolvidos, mas relevante para uma nação que se torna um pólo cada vez mais atrativo para os estrangeiros.

Dados do Ministério da Justiça apontam um crescente na entrada de trabalhadores no Brasil: em apenas um ano, o número de vistos concedidos mais do que dobrou. O número de imigrantes legais no país já chega a 1,5 milhões de pessoas, e o de ilegais é estimado em 600 mil, muitos deles vivendo em condições precárias nas grandes cidades.A entrada de milhares de haitianos pela fronteira do Acre, que acontece desde o ano passado, levanta debates e reflexões na sociedade brasileira. Se antes apenas os Estados Unidos e a Europa eram vistos como oásis de desenvolvimento, agora com a crise que parece não ter fim, outras potências começam a atrair aqueles que buscam vida nova. É o caso dos 4mil haitianos legalizados, que rumaram para as grandes metrópoles brasileiras em busca de emprego, principalmente na construção civil.

Com um crescimento econômico sustentável e oportunidades de emprego, o Brasil tem atraído cada vez mais estrangeiros de todas as partes do mundo, qualificados e iletrados, que buscam uma nova vida. Mas estamos preparados?

Fonte: http://rede.outraspalavras.net/pontodecultura/2012/02/29/nova-imigracao-estamos-preparados/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s