Vinte anos atrás, a World Wide Web se tornava pública

Hoje é aniversário de vinte anos de algo muito presente e importante na nossa vida: a World Wide Web pública. No dia 30 de abril de 1993, aconteceu algo que revolucionou completamente o mundo digital: o CERN publicou uma declaração que disponibilizou a tecnologia por trás da World Wide Web (WWW) para qualquer pessoa, livre de royalties.

Nossos agradecimentos ao físico, cientista e “pai da web” Tim Berners-Lee, que impulsionou essa decisão que transformou a internet para sempre. É graças a web livre que podemos compartilhar nossas fotos e pensamentos em redes sociais, baixar música ou ver vídeos de gatinhos no Youtube. Ou ler esse texto.

A decisão de não cobrar royalties pelo uso da internet foi primordial para seu crescimento, e mudou drasticamente a forma de comunicação entre as pessoas.

Para comemorar a data de hoje, o CERN (o mesmo grupo por trás das pesquisas no Grande Colisor de Hádrons) deu vida novamente ao primeiro site da internet, com o link original. Não se assuste, pois o site é extremamente simples, como se pode imaginar. Mas é bem interessante para percebermos o quanto a web mudou nesses últimos vinte anos.

A recuperação do site faz parte de um projeto mais amplo que pretende escavar e preservar a história da internet. Você pode ler mais sobre esse projeto no site do CERN. [GizModo/ExtremeTech]

Fonte: http://hypescience.com/vinte-anos-atras-a-world-wide-web-se-tornava-publica

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s