DICA: Quadrinhos / Canta Cantos

The Yellow Kid, por Richard Felton Outcault

The Yellow Kid, por Richard Felton Outcault

As histórias em quadrinhos como as conhecemos hoje surgiram no final do século XIX. Suas raízes estão ligadas à arte rupestre, aos mosaicos, à tapeçaria e outras técnicas de contar história através de uma seqüência de imagens.

Entretanto, foi somente a partir da série The Yellow Kid(1885) que as HQs ganharam continuidade de personagens e o texto foi parar dentro das imagens. O que se viu depois disso foi uma explosão das HQs nos meios de comunicação de massa.

Nascidos debaixo da prensa e da reprodução, os quadrinhos têm uma penetração que nenhuma outra arte de galeria experimentou. Inicialmente nos jornais estadunidenses e posteriormente em outros países, as HQs se tornaram parte do cotidiano de milhões de leitores no mundo todo em pouco mais de um século. Em outras palavras, os quadrinhos se transformaram em um grande produto da comunicação.

Nesse sentido – distante de qualquer preconceito ou moralismo – Geografia em Quadrinhos pretende explorar o potencial das histórias em quadrinhos na divulgação de diferentes formas de se pensar o espaço.

As histórias em quadrinhos tornam-se bastante oportunas, já que trabalham com o texto e a imagem ao mesmo tempo, além de darem uma dimensão temporal e espacial. Ampliam-se, então, as possibilidades de utilização dessa linguagem, indo além da simples exploração do texto ou da descrição dos elementos geográficos” (Waldomiro Vergueiro).

Em Quadrinhos você pode acompanhar a visão de vários artistas nacionais profissionais e amadores, assim como ler séries criadas exclusivamente para o Canta Cantos.

Cerrado em Quadrinhos

Quadrinhos distribuídos gratuitamente durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (2009), no estande do Núcleo de Divulgação Científica da UFMG, montado na Estação de Metrô Vilarinho em Belo Horizonte (MG).

Fonte: http://www.cantacantos.com.br/blog/?page_id=772

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s