Professores apontam os temas que devem cair no Enem 2011

LEONARDO SOARES

Calendário de provas em mãos, pilhas de livros para ler e uma reta final de estudos que pode se tornar um labirinto. Se o estudante não souber por onde começar a revisão dos assuntos para o Enem 2011, que realiza suas provas nos dia 22 e 23 de outubro, é problema na certa. Uma das dúvidas mais crueis são os temas de atualidade que podem ser cobrados. Para ajudar nesse momento decisivo da preparação para o exame, os professores Leonardo Gama (Ciências da Natureza), Chico Marchese (Ciências Humanas) e Paulo César PC (Exatas) elencaram os assuntos que podem cair na prova deste ano.

foto: Divulgação
Pará, Tapajós, Carajás

1. Divisão do Estado do Pará

A Câmara dos Deputados aprovou em maio a realização de um plebiscito para a criação de dois novos Estados onde hoje existe o Pará. Seriam eles: Carajás e Tapajós. Caso a população concorde, as duas novas unidades da federação serão desmembradas. Na época da votação, apenas o partido PSOL votou contra a proposta.

Nos últimos dias, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) definiu a ordem com que aparecerão as perguntas no plebiscito, que está marcado para o dia 11 de dezembro. As perguntas aparecerão em uma urna eletrônica, para decidir sobre a divisão.

O marqueteiro Duda Mendonça é um dos principais entusiastas do desmembramento do Pará. Ele é o responsável por comandar as duas propagandas que as forças separatistas irão veicular em nível estadual após o plebiscito.

foto: Divulgação IBGE
Censo 2010

2. Dados divulgados do Censo 2010

Realizado no ano passado em todo o país e organizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), o Censo 2010 revelou a nova cara do Brasil. Entre as principais constatações, aquantidade de crianças de rua ans grandes cidades. Ao todo são 23.973 menores de idade que moram nas ruas.

Outra constatação relevante é sobre o aumento do número de pessoas que vivem sozinhas no Brasil. O número subiu de 2,4 milhões para 6,9 milhões, triplicando em 20%.

Também entre os números do IBGE coletados durante o Censo de 2010, na primeira vez em que foi calculada a quantidade de pessoas que reside com cônjuges do mesmo sexo, foi constatado que o Brasil tem mais de 60 mil casais de homossexuais.

foto: EFE
Terremoto e tsunami no Japão

3. Desastres naturais no Japão

Nos últimos meses o Japão tem sido cenário de diversos fenômenos da Natureza, como terremotos e tsunamis. Em um deles, com magnitude de 7,3 graus na costa nordeste do país, fez com que a população ficasse alerta e com medo, já que ainda se recuperava de um tremor destruidor seguido de ondas gigantes, há cinco meses.

Como se não bastassem as incontáveis mortes, destruições e tragédias no país, um acidente nuclear devastou a região de Fukushima nos primeiros dias do acidente nuclear gerado em 11 de março. O acidente atingiu um dos reatores, espalhou radiação e foi resultado de um tsunami no Pacífico.

Os problemas esvaziaram o turismo no local e mobilizaram artistas internacionais, que promoveram o turismo do local para tentar dar início à recuperação do país.

foto: Geraldo Nascimento
Amazônia

4. Amazônia

Independente da edição do Enem ou dos fatos novos que apareçam, a Amazônia é sempre um tema atual. os professores classificam o assunto como “coringa” no Exame Nacional do Ensino Médio.

Mas para este ano, um tema especial que envolve a Amazônia é a votação do Código Florestal, que entre o texto, apresenta ‘brechas’ no projeto que permitem novos desmatamentos e a anistia geral para áreas desmatadas.

O assunto chegou a causar uma saia justa entre a presidente da República, Dilma Rousseff, e a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann. A ministra defendeu o texto do código. Entretanto, a presidente Dilma foi firme na afirmação de que é contrária ao assunto. “Não negociaremos a questão do desmatamento”.

foto: Divulgação
União homoafetiva

5. União Homoafetiva

Em maio de 2011, o Superior Tribunal Federal (STF) aprovou, por unanimidade, a união estávelentre pessoas do mesmo sexo. Durante o julgamento, o repúdio ao preconceito e os argumentos de direito à igualdade, do princípio da dignidade humana e da garantia de liberdade fizeram parte das falas de todos os ministros do STF.

Outro dado relevante sobre o assunto diz respeito àvisão do brasileiro sobre o assunto. Uma pesquisa realizada pelo Ibope Inteligência e divulgada em julho, revelou que 55% da população não aprova a união entre pessoas do mesmo sexo no Brasil.

Nos Estados Unidos, o governo Obama demonstrou interesse em levar á frente o tema e eliminar uma lei vigente desde 1996 no país, contrária à união homoafetiva.

foto: Reprodução
Copa do Mundo 2014


6. Copa de 2014 e Olimpíadas de 2016

Outro tema que promete ser uma das maiores apostas no Enem de 2011 é a Copa do Mundo de 2014. O assunto é apontado principalmente para as questões envolvendo as Ciências Exatas. Os professores já esperam a presença de exercícios com gráficos e estatísticas.

Atraso nas obras de aeroportos no país, investimentos e estrutura, construção de estádios novos e reformas de outros já existentes estão entre os temas mais frequentes e que podem render boas questões.

Com relação às Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016, atrasos também ditaram as principais notícias envolvendo o evento esportivo. Um dos casos mais citados foi a lentidão no projeto de despoluição da Baía de Guanabara.

foto: Reprodução/TV Globo
Bolsa de valores de Nova York

7. Bolsa de Valores e economia mundial

Taxa de câmbio, Dólar em alta, lucros, dividendos. As movimentações em bolsas de valores e todo o processo de matemática financeira que o mundo vê principalmente nos últimos meses poderão fazer parte do quadro de questões do Enem 2011, segundo os professores.

E o Brasil também está envolvido neste processo. Empresas como Vale e Petrobras possuem açõesem bolsa de valores e veem suas economias oscilarem de acordo com o mercado mundial.

Nos últimos dias, a Bovespa abriu com a maior queda desde o ano de 2008. Foram 8,08% de queda. Susto para investidores, o principal índice do mercado de ações acabou abrindo em alta no dia seguinte, para o alívio do mercado financeiro.

foto: EFE
Imagem de 15 de março de 2011 mostra a usina nuclear de Neckarwestheim, no sul da Alemanha. O país anunciou nesta segunda-feira   planos para se tornar a primeira grande potência industrializada a paralisar todas as suas usinas nucleares em razão do desastre ocorrido no Japão. A paralisação gradual deverá ser concluída até 2022

8. Energia Nuclear

Os tipos de energia são outro assunto pertinente para cair no Enem 2011, principalmente após osproblemas envolvendo a usina de energia nuclear em Fukushima, no Japão, no mês de março.

Um porta-voz do governo do Japão, Yukio Edano, divulgou a explosão e um vazamento radioativo na usina Fukushima Daiichi, em Okumamachi, na província de Fukushima. O local foi bastante afetado pelo terremoto de magnitude 8,9 seguido de tsunami que atingiu a costa do país.

O assunto traz à tona ainda, segundo os professores, a possibilidade do Brasil também investir no setor e consolidar a energia nuclear no país. O movimento chegou a gerar protestos pelo país. Após o episódio, os estudos sobre riscos envolvendo os tipos de energia se tornaram mais evidentes.

foto: Divulgação
Imagem de 15 de março de 2011 mostra a usina nuclear de Neckarwestheim, no sul da Alemanha. O país anunciou nesta segunda-feira   planos para se tornar a primeira grande potência industrializada a paralisar todas as suas usinas nucleares em razão do desastre ocorrido no Japão. A paralisação gradual deverá ser concluída até 2022

9. Reciclagem e lixo

Locais propícios de destinação do lixo, reciclagem de materiais e – nos últimos meses – debate sobre a proibição de sacolas plásticas nos supermercados. Esses assuntos relacionados ao Meio Ambiente provavelmente renderão questões na prova.

O impasse envolvendo a utilização das sacolas em supermercados, padarias e outros espabelecimentos comerciais envolveu até o Ministério Público no Estado. E nada mudou.

E não foi só no Espírito Santo que o assunto ganhou notoriedade. Na Europa as sacolas também podem estar com os dias contados.

foto: Divulgação
Torneira fechada

10. Água

As formas de utilização da água também estão entre os temas mais frequentes cobrados no Enem e podem ser outro ‘coringa’ para a edição deste ano, na parte de Ciências da Natureza do exame.

Além disso, outros assuntos relacionados à água também podem cair na prova. Como por exemplo a proliferação da Dengue e importância de economizar água.

Por ser um assunto muito extenso, a prova também pode englobar outros aspectos não tão referentes ao Meio Ambiente, como a descoberta de água em Marte, nos últimos dias e a contaminação da água no Japão, também influenciada pela explosão na usina de Fukushima.

Fonte: http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2011/08/noticias/especiais/934853-professores-apontam-os-temas-que-devem-cair-no-enem-2011.html

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s