LEONARDO SOARES
Calendário de provas em mãos, pilhas de livros para ler e uma reta final de estudos que pode se tornar um labirinto. Se o estudante não souber por onde começar a revisão dos assuntos para o Enem 2011, que realiza suas provas nos dia 22 e 23 de outubro, é problema na certa. Uma das dúvidas mais crueis são os temas de atualidade que podem ser cobrados. Para ajudar nesse momento decisivo da preparação para o exame, os professores Leonardo Gama (Ciências da Natureza), Chico Marchese (Ciências Humanas) e Paulo César PC (Exatas) elencaram os assuntos que podem cair na prova deste ano.

1. Divisão do Estado do Pará
A Câmara dos Deputados aprovou em maio a realização de um plebiscito para a criação de dois novos Estados onde hoje existe o Pará. Seriam eles: Carajás e Tapajós. Caso a população concorde, as duas novas unidades da federação serão desmembradas. Na época da votação, apenas o partido PSOL votou contra a proposta.
Nos últimos dias, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) definiu a ordem com que aparecerão as perguntas no plebiscito, que está marcado para o dia 11 de dezembro. As perguntas aparecerão em uma urna eletrônica, para decidir sobre a divisão.
O marqueteiro Duda Mendonça é um dos principais entusiastas do desmembramento do Pará. Ele é o responsável por comandar as duas propagandas que as forças separatistas irão veicular em nível estadual após o plebiscito.

2. Dados divulgados do Censo 2010
Realizado no ano passado em todo o país e organizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), o Censo 2010 revelou a nova cara do Brasil. Entre as principais constatações, aquantidade de crianças de rua ans grandes cidades. Ao todo são 23.973 menores de idade que moram nas ruas.
Outra constatação relevante é sobre o aumento do número de pessoas que vivem sozinhas no Brasil. O número subiu de 2,4 milhões para 6,9 milhões, triplicando em 20%.
Também entre os números do IBGE coletados durante o Censo de 2010, na primeira vez em que foi calculada a quantidade de pessoas que reside com cônjuges do mesmo sexo, foi constatado que o Brasil tem mais de 60 mil casais de homossexuais.

3. Desastres naturais no Japão
Nos últimos meses o Japão tem sido cenário de diversos fenômenos da Natureza, como terremotos e tsunamis. Em um deles, com magnitude de 7,3 graus na costa nordeste do país, fez com que a população ficasse alerta e com medo, já que ainda se recuperava de um tremor destruidor seguido de ondas gigantes, há cinco meses.
Como se não bastassem as incontáveis mortes, destruições e tragédias no país, um acidente nuclear devastou a região de Fukushima nos primeiros dias do acidente nuclear gerado em 11 de março. O acidente atingiu um dos reatores, espalhou radiação e foi resultado de um tsunami no Pacífico.
Os problemas esvaziaram o turismo no local e mobilizaram artistas internacionais, que promoveram o turismo do local para tentar dar início à recuperação do país.

4. Amazônia
Independente da edição do Enem ou dos fatos novos que apareçam, a Amazônia é sempre um tema atual. os professores classificam o assunto como “coringa” no Exame Nacional do Ensino Médio.
Mas para este ano, um tema especial que envolve a Amazônia é a votação do Código Florestal, que entre o texto, apresenta ‘brechas’ no projeto que permitem novos desmatamentos e a anistia geral para áreas desmatadas.
O assunto chegou a causar uma saia justa entre a presidente da República, Dilma Rousseff, e a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann. A ministra defendeu o texto do código. Entretanto, a presidente Dilma foi firme na afirmação de que é contrária ao assunto. “Não negociaremos a questão do desmatamento”.

5. União Homoafetiva
Em maio de 2011, o Superior Tribunal Federal (STF) aprovou, por unanimidade, a união estávelentre pessoas do mesmo sexo. Durante o julgamento, o repúdio ao preconceito e os argumentos de direito à igualdade, do princípio da dignidade humana e da garantia de liberdade fizeram parte das falas de todos os ministros do STF.
Outro dado relevante sobre o assunto diz respeito àvisão do brasileiro sobre o assunto. Uma pesquisa realizada pelo Ibope Inteligência e divulgada em julho, revelou que 55% da população não aprova a união entre pessoas do mesmo sexo no Brasil.
Nos Estados Unidos, o governo Obama demonstrou interesse em levar á frente o tema e eliminar uma lei vigente desde 1996 no país, contrária à união homoafetiva.

6. Copa de 2014 e Olimpíadas de 2016
Outro tema que promete ser uma das maiores apostas no Enem de 2011 é a Copa do Mundo de 2014. O assunto é apontado principalmente para as questões envolvendo as Ciências Exatas. Os professores já esperam a presença de exercícios com gráficos e estatísticas.
Atraso nas obras de aeroportos no país, investimentos e estrutura, construção de estádios novos e reformas de outros já existentes estão entre os temas mais frequentes e que podem render boas questões.
Com relação às Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016, atrasos também ditaram as principais notícias envolvendo o evento esportivo. Um dos casos mais citados foi a lentidão no projeto de despoluição da Baía de Guanabara.

7. Bolsa de Valores e economia mundial
Taxa de câmbio, Dólar em alta, lucros, dividendos. As movimentações em bolsas de valores e todo o processo de matemática financeira que o mundo vê principalmente nos últimos meses poderão fazer parte do quadro de questões do Enem 2011, segundo os professores.
E o Brasil também está envolvido neste processo. Empresas como Vale e Petrobras possuem açõesem bolsa de valores e veem suas economias oscilarem de acordo com o mercado mundial.
Nos últimos dias, a Bovespa abriu com a maior queda desde o ano de 2008. Foram 8,08% de queda. Susto para investidores, o principal índice do mercado de ações acabou abrindo em alta no dia seguinte, para o alívio do mercado financeiro.

8. Energia Nuclear
Os tipos de energia são outro assunto pertinente para cair no Enem 2011, principalmente após osproblemas envolvendo a usina de energia nuclear em Fukushima, no Japão, no mês de março.
Um porta-voz do governo do Japão, Yukio Edano, divulgou a explosão e um vazamento radioativo na usina Fukushima Daiichi, em Okumamachi, na província de Fukushima. O local foi bastante afetado pelo terremoto de magnitude 8,9 seguido de tsunami que atingiu a costa do país.
O assunto traz à tona ainda, segundo os professores, a possibilidade do Brasil também investir no setor e consolidar a energia nuclear no país. O movimento chegou a gerar protestos pelo país. Após o episódio, os estudos sobre riscos envolvendo os tipos de energia se tornaram mais evidentes.

9. Reciclagem e lixo
Locais propícios de destinação do lixo, reciclagem de materiais e – nos últimos meses – debate sobre a proibição de sacolas plásticas nos supermercados. Esses assuntos relacionados ao Meio Ambiente provavelmente renderão questões na prova.
O impasse envolvendo a utilização das sacolas em supermercados, padarias e outros espabelecimentos comerciais envolveu até o Ministério Público no Estado. E nada mudou.
E não foi só no Espírito Santo que o assunto ganhou notoriedade. Na Europa as sacolas também podem estar com os dias contados.

10. Água
As formas de utilização da água também estão entre os temas mais frequentes cobrados no Enem e podem ser outro ‘coringa’ para a edição deste ano, na parte de Ciências da Natureza do exame.
Além disso, outros assuntos relacionados à água também podem cair na prova. Como por exemplo a proliferação da Dengue e importância de economizar água.
Por ser um assunto muito extenso, a prova também pode englobar outros aspectos não tão referentes ao Meio Ambiente, como a descoberta de água em Marte, nos últimos dias e a contaminação da água no Japão, também influenciada pela explosão na usina de Fukushima.