Alunos viram representantes da Onu em projeto no Espírito Santo

Os principais temas internacionais da atualidade foram debatidos neste final de semana em Vitória por uma turma mais que engajada nos assuntos geopolíticos do mundo. Alunos de uma faculdade e de escolas particulares da Grande Vitória vivenciaram a rotina de um delegado da Organização das Nações Unidas (Onu) que defende os interesses de seu país mediante as assembleias gerais do órgão. Temas como a utilização de células-tronco e o combate ao narcoterrorismo na América Latina estavam entre os assuntos discutidos.

Engana-se quem pensa que as discussões ficaram só em conversas de grupos. Os estudantes encorporam todas as características diplomáticas de um delegado da Onu. Até mesmo na forma de se vestir: homens e mulheres com trajes sociais. O estudante Tarcísio Luiz Gonçalves representou o Reino Unido na discussão sobre a disputa do Ilhéu rochoso de Rockall, uma ilha localizada no Oceano Atlântico, disputada entre o Reino Unido, Irlanda, Islândia e Dinamarca.

“Esse trabalho é muito importante, a gente acaba estudando e aprendendo muito sobre o país que a gente representa e também sobre os outros. Nós temos que estar sempre atualizados com tudo que acontece no mundo”, disse Tarcísio.

O estudante do 5º período de relações internacionais, Luã Bustamante, desempenhou o papel de chefe da Organização do Tratado do Atlântico Norte e coordenou as discussões dos países membros da Otan sobre uma possível 3ª guerra mundial. Para Luã, o projeto no Estado é uma grande escola para quem pretende seguir a carreira diplomática.

“Eu estudo essa área de diplomacia e tratados internacionais. Esse projeto é uma oportunidade incrível de aprendizado a todos que pleiteiam, que querem um dia seguir a carreira diplomática. Aqui a gente vivencia o que realmente um diplomata faz”, contou Luã.

O professor e coordenador do projeto Vinícius Francisco Marchesi explicou que esse trabalho estimula o aluno a discutir de fato o que realmente aprende na sala de aula e os acontecimentos atuais. Cerca de 150 estudantes participaram do evento, que terminou neste domingo.

“Tudo isso é voltado para que o aluno aumente seu leque de interesse, tornando-se mais responsável. Ele estará representando todo um país e também que este se torne um protagonista dessa discussão. Com esse trabalho, ele sai da passividade da sala de aula na qual só recebe informação e passa a se posicionar diante de problemas que eles aprenderam nestes últimos tempos”, destacou o professor.

Fonte: http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2011/07/a_gazeta/minuto_a_minuto/901256-alunos-viram-representantes-da-onu-em-projeto-no-espirito-santo.html

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s